
PRIMAVERA
No Brasil, as estações não são definidas. Tudo se resume num clima mais ameno e num tremendo calorão. As flores nascem em qualquer época do ano e não necessáriamente na Primavera, como acontece em outras partes do mundo. O que denuncia as mudanças de estação é a posição do sol, o amanhecer e anoitecer (com muita ou pouca claridade).
No próximo dia 23, o calendário nos indicará o inicio da estação das flores.
Num artigo semanal, no Jornal ¨O Dia¨, o cantor Martinho da Vila,nos fala da Primavera,transcrevendo um trecho da poetisa Cecilia, que tão bem se refere a nossa Primavera:
¨ A Primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a Primavera que chega¨
E, Martinho diz: ¨Aqui no Rio o Verão invade o Outono para amadurecer os frutos; no Inverno as folhas das árvores não caem, os jardins permanecem floridos e em pleno Setembro o sol resplandece. A Primavera é carioca¨.