sexta-feira, 19 de agosto de 2011

RECEITA

Por que a maioria dos casamentos são um fracasso? Casamento, a meu ver, é todo tipo de união em que o casal vive junto. Receita para uma boa convivência não tem. Porém, penso que é possível conviver harmoniosamente se isto houver: confiança, cumplicidade, gostar de estar junto, bom humor e (é fundamental) uma pitada de admiração. É preciso admirar o outro, de algum jeito. Um detalhe qualquer na maneira de ser ou no aspecto fisico ou ,ainda, no intelecto. Algo que nos faça admirar o outro. Acho que o sexo é apenas um complemento.
Baseada em experiência, digo que esta é a receita mais provável para que haja um bom relacionamento.
Mesmo sendo assim, fica valendo o que diz Vinicius de Moraes em seu famoso soneto: ¨que seja infinito enquanto dure¨

20 comentários:

Beth/Lilás disse...

É verdade minha amiga, é preciso uma conjugação de coisa muito além do sexo.
Estou casada com o mesmo homem há 28 anos e somos felizes assim, porque admiramos um ao outro em algumas coisas e o sexo complementa, mas a maioria faz o inverso, primeiro tudo é muito sexual e aí quando envelhecem, quando o sexo já não é tão ativo, não veem a beleza do outro em seu interior ou intelecto.
Uma pena, tantos casamentos desfeito hoje em dia!
]bjs cariocas

Catarina disse...

Segundo as estatísticas por aqui, 50% dos casamentos acabam em divórcio!

Paloma disse...

BETH, por experiência própria lhe digo, a admiração que sentimos pelo outro, nos faz gostar tanto dele, que temos o grande prazer de sempre poder estar junto.
A convivência fica sempre com aquele sabor de ¨quero mais¨.
Assim, vale a pena.

Paloma disse...

CATARINA, cada vez mais os casamentos são pouco duradouros.Não têm base para durar.
E, no entanto, só quem já viveu um relacionamento feito de admiração e cumplicidade, sabe a felicidade que existe na convivência.

São disse...

No meu caso -como em todos - fracassou por responsabilidade mútua, mas meu ex-marido e pai de meu filho foi o maior responsável, pois me traiu!

Bom fim de semana

Paloma disse...

SÃO, traição é imperdoável.É como um cristal quebrado, que não cola mais. Mesmo porque, lá se vai a confiança embora. E,como dói, quando isso acontece.

Maria Rodrigues disse...

Amiga Paloma penso que não há receitas mágicas para manter um casamento. Acima de tudo tem de haver respeito mutuo, o carinho, companheirismo e amor complementam a união.
Bom domingo
Beijinhos
Maria

Paloma disse...

MARIA, é cada vez mais dificil um casamento dar certo. Posso contar nos dedos, de apenas uma mão, as uniões satisfatórias. Olhando ao meu redor, quase ninguém.

Cida disse...

É verdade, Paloma, a coisa anda feia!

Tenho visto tantas casais novos se separando, que nem me surpreendo mais. O que eu fico, isso sim, é muito triste, principalmente quando existem crianças pequenas envolvidas.

Marido e eu, namoramos por dois anos, noivamos por mais dois, e no ano que vem (se Deus quiser!), iremos completar quarenta anos de casados ("acho que é bodas de rubi")...:)

Não digo que casamento é fácil, pois não existe relação nenhuma fácil nesse mundo, mas uma coisa eu posso dizer: depois que a gente já passou por mil coisas juntos, e verificou que o amor, a confiança, a cumplicidade, a admiração, entre outras coisas, continuam intactas, a gente passa a ter a certeza absoluta que, realmente, só a morte é capaz de nos separar.

Eu sei que tivemos sorte, mas só a "sorte" não adianta nada, se ambos não se empenharem em se dedicar 24 por dia a honrar aquele compromisso, e, fazendo disso uma das razões principais do seu viver.

Beijão pra ti, Palomita.

PAZ & LUZ!

Cid@

Anônimo disse...

Provavelmente é pela dificuldade em conjugar todos esses factores, que os divórcios aumentam e os casamentos são cada vez mais curtos.(:-

Paloma disse...

CIDA, o pior de tudo é que sempre tem crianças no meio do desajuste conjugal. E elas é que sofrem toda espécie de pressão.
Casamento harmonioso é muito raro.Sei que a convivência é muito dificil, é uma conquista diária.Mas, havendo carinho e respeito mutuo, vale a pena seguir em frente.
Amiga, de coração, desejo que você seja feliz, tendo sempre paz e harmonia no seu casamento.

Beijos

Paloma disse...

CARLOS, penso que a dificuldade maior está na sintonia de ambos.Em muitos casos, um dos envolvidos segue conjugando esses fatores,mas o outro, como se diz na giria carioca, ¨atravessa o samba¨,ou seja, rompe esse entrosamento.E,logicamente, o casamento fracassa.

maria teresa disse...

Eu apoio Vinicius...
Abracinho meu!

Paloma disse...

MARIA TERESA, ¨Soneto da Fidelidade¨, onde Vinicius de Moraes diz, muito sabiamente, ¨não seja eterno, posto que é chama.Mas, seja infinito enquanto dure.¨ Vinicius amou demais.

Lilá(s) disse...

Paloma gostei da receita e concordo plenamente com ela, tudo isso e respeito um pelo outro completam a "receita".
Bjs

Paloma disse...

Lilá(s), o grande problema é que para a receita dar certo, ambos têm que segui-la. Quase sempre,a causa do fracasso se deve ao fato de alguém ignorar os itens da receita. É aí que tudo se perde.

Evanir disse...

Que Deus me conserve por mais algum tempo nessa
morada de sonhos que é a blogosfera
e meus tesouros de amigas e amigos...
Cada dia pode ser o ultimo em nossos
vidas por isso tudo que desejo é paz...
E se amanhã não me for permitido passar mais aqui
conserve consigo a humidade que vou deixar
para sempre com você....
Creia não existe dor que Deus não cure
ninguem sofre pra sempre...
Hoje digo com absoluta certeza
só Deus sabe quanto você me ajuda com seu amor
e amizade sincera seu gesto de carinho é um
paliativo para minha dor...
Um beijo terno e carinho
guarde contigo meu carinho pra sempre.
Bjs ,Evanir..
Um lindo e abençoado final de semana...

Um brasileiro disse...

oi. tudo blz? estive por aqui dando uma espiada. muito interessante. gostei. e concordo com você. apareça por la. abraços.

Paloma disse...

EVANIR, um grande abraço para voce e um bom fim de semana.

BRASILEIRO, agradeço sua visita.
Abraços

Tite disse...

Paloma,

Concordo em absoluto com Vinicius de Morais mas também penso que, depois da Paixão acabar é conveniente haver Amor para uma relação durar para além do Sexo.

Beijossssss