sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
NOSTALGIA
Sinto-me tomada pelo mesmo sentimento nostalgico mencionado pelo Carlos ( ¨Crônicas do Rochedo¨). Efeito proximidades do Natal. É sempre assim, mas este ano tem agravantes que inviabilizam totalmente os festejos natalinos. Penso que não sou a única a cultivar este sentimento. E, como eu, muitas outras pessoas preferiam se isolar, nesta época do ano. Sair no dia 24 de Dezembro e só regressar em Janeiro, ou melhor, permanecer no lugar escolhido mesmo após as festas. Numa espécie de retiro. Quantos gostariam de seguir este exemplo?
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Lembro-me de um tempo em que eu contava os anos passados, pelo número de Natais já vividos.
Trabalhei durante 20 anos numa Livraria e Editora (Livraria Atheneu) e todo final de ano havia uma confraternização dos funcionários e patrões. E eu, sempre, pensava: este é mais um Natal passado na Livraria e assim somava mais um ano trabalhando lá. E, contabilizei vinte Natais.
Recordações a parte, os enfeites dos shoppings têm uma certa magia. O Shopping Tijuca, quase sempre, se destaca pelo brilho e bom gosto na ornamentação natalina. A criatividade é superada de ano para ano, nos surpreendendo.
Gosto muito de apreciar todas aquelas luzes, cores, figuras em movimento, que nos transportam para um mundo de fantasia.
sábado, 12 de novembro de 2011
domingo, 23 de outubro de 2011
Ou, então, sou eu que não estou entendendo mais nada!
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
terça-feira, 11 de outubro de 2011
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
sábado, 10 de setembro de 2011
Não quero dizer, com isso, que temos de ficar reverenciando um amor perdido. Mas, o verdadeiro amor não se apaga assim, tão de repente. Ou estarei equivocada?
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Está fazendo um ano que acessei a Internet. Aprendi o básico, ou seja, quase nada. Mas, o suficiente para atingir minha principal finalidade. Acessar o You Tube, visitando, diariamente, Julio Iglesias. Fiquei fascinada com a possibilidade de traze-lo ao meu convívio, o que eu já fazia através de seus CDS. Agora, com o milagroso You Tube, eu vejo seus trejeitos, o sorriso, a interpretação, o charme e todo aquele fascínio que ele exerce sôbre o público, em várias partes do mundo. Acompanho sua carreira através de seu site oficial e todas as outras modalidades que se referem a ele.
Também busco outros artistas e músicas, que marcaram época. É uma terapia e, em alguns casos, uma viagem no tunel do tempo.
Desculpem, amigos, não ter avançado na aprendizagem de postagens. Reconheço a precariedade dos meus posts. Mas, ainda há tempo para aprender. Gosto de visitar os blogs amigos e dessa comunicação amistosa, que se estabeleceu. Agradeço a todos, com a promessa de melhorar.
Abraços.
Paloma
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Baseada em experiência, digo que esta é a receita mais provável para que haja um bom relacionamento.
Mesmo sendo assim, fica valendo o que diz Vinicius de Moraes em seu famoso soneto: ¨que seja infinito enquanto dure¨
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
Não gosto de política e detesto políticos, na sua grande maioria corruptos. Mas, reconheço que o povo depende dos dirigentes do país, onde vive. Daí, a escolha na votação, ser tão importante. O que leva o povo a votar em criaturas como Hugo Chavez e Evo Morales? De longe, dá para perceber quem são eles, pois em cada discurso eles dizem ao que vieram. Fico apreensiva,todas as vezes em que anunciam, ao mundo, suas ¨importantes medidas¨.
O Presidente da Venezuela, rei dos desmandos, apesar de se dizer doente, foi para a sacada do Palácio Miraflores( gostei do nome do Palácio do Governo ), comunicar ao povo que, planeja só deixar o cargo em 2031. Ou seja, fazendo jus a celebre frase: ¨morro,mas não perco a pose¨.
O Evo Morales, Presidente da Bolívia, conseguiu aprovar lei que aumenta os poderes do governo sobre os meios de comunicação, assim como tem feito com outros setores.
A América do Sul, está ¨lascada¨com esses mandantes e outros como eles.
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Hoje, aos 59 anos, ainda muito bela, está novamente no fundo do poço. Depressiva, isolada, dependente de drogas, foi internada para tentar se reabilitar.
Fico me perguntando o porque desse desapego pela vida. Bonita, dois filhos, constantes propostas de trabalho. Em fim, tudo para gostar de viver. Então, por que essa auto destruição? Por que tanta infelicidade? O que a faz ir em busca das drogas? Lamento por ela, pois sempre a admirei.
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Ouço, estarrecida, porém não surpresa, que a verba destinada a socorrer as vítimas das enchentes, que ocorreram na região serrana, ano passado, foi desviada para diversas contas de funcionários da Prefeitura. Quanta desumanidade!
Mediante tanta corrupção, desmandos, falcatruas, desvios e outras baixarias, comecei a idealizar um mundo diferente, um mundo melhor. Um mundo economicamente mais justo. Para tanto, bastaria reduzir a quantidade de parlamentares e toda espécie de politicos. Uma meia duzia deles, seria o bastante. Fariam,ou melhor, deixariam de fazer o que todos eles não fazem. Para que tanta gente fazendo nada , ganhando altos salários e muitas mordomias? Já pensaram o quanto as nações economizariam , em beneficio do povo, se reduzissem o numero de politicos?
Só aqui, neste país, são 513 deputados federais, outros tantos estaduais, senadores, vereadores, sendo que cada um deles tem direito a nomear acessores. Somando tudo, chega-se a certeza de que é desnecessário todo este contigente exagerado.
Quantos deles, de verdade, se interessam pelo bem estar do povo? O que se vê é a maioria legislando em causa própria. Acredito que, a qualidade de vida melhoraria,cem por cento, com a redução dessa espécie de gente,infelizmente, eleita pelo povo.
domingo, 17 de julho de 2011
Fiz o Ginásio no SENAC,que fica no centro da cidade, a Rua Santa Luzia. Eu sou daquela época em que olhavamos os professores com respeito e admiração. E como eram valorizados os professores e importantes na nossa vida, na formação dos adolescentes. Eles não se limitavam apenas ao ensino didático.Com eles aprendiamos mais do que geografia, matemática e outras matérias. Eles nos preparavam para o futuro , com seus conselhos e normas de boa conduta e educação. Lembro-me da professora de português, Ada Braga. Um dia, ela convidou os meninos a sairem da sala de aula para que pudesse falar só com as meninas. Estavamos na fase dos 14 e 15 anos. Ela nos disse para nos esforçarmos e aprender o português correto para escrevermos cartas,sem erros, para os namorados,evitando que eles fizessem crítica a nossa escrita. Também aconselhou que, mais tarde, nos preparassemos para ter uma profissão e, assim, sermos independentes.Mesmo se casassemos, deveriamos ter nossa independência financeira.
E,ainda, a celebre e verdadeira frase que, volta e meia, relembro, e que tanto se aplica aos dias de hoje: ¨O nosso direito só vai até onde começa o do vizinho¨
Sábios professores que relembro,com carinho e saudade.
terça-feira, 12 de julho de 2011
Fiquei surpresa com o noticiário, me recusando a acreditar numa absurda inversão de valores.O que está acontecendo com o mundo?
Em São Paulo, o síndico de um prédio foi multado por ¨constrangimento de particularidades¨, ao notificar um casal que estava incomodando toda vizinhança com seus excessos na prática sexual. O Condomínio é obrigado a pagar cinco mil e cem reais a cada um dos envolvidos nas escandalosas demonstrações sexuais, das quais todos eram obrigados a participar.
Todos têm direito as suas manifestações amorosas, a extravasar suas excitações, emoções e reações. É até saudável e compreensível. Porém, ¨O nosso direito vai até onde começa o do outro¨. Portanto, onde fica o direito das pessoas ao redor? E o constrangimento da vizinhança,onde fica? Já imaginaram estar dentro de casa , com a família, incluindo crianças, e no apartamento vizinho ¨rolando¨ toda espécie de barulho e palavreado? Acho que, ninguém é tão ardentemente apaixonado que não possa contornar seus ímpetos.
Isto é, a meu ver, somente falta de educação e respeito em relação ao próximo.
sexta-feira, 1 de julho de 2011
Uma neblina tão intensa, que nos impedia de olhar um curto espaço a frente. Fascinante, fantástico, surpreendente e, por fim, até romântico. Estes são os adjetivos que encontro para qualificar este presente da natureza.
Reconheço que isto ocasiona alguns transtornos, como o fechamento do Aeroporto Santos Dumont, de voos domésticos. O internacional opera com ajuda de instrumentos.
Imagino que este nevoeiro deva ser uma pequenina amostra do famoso ¨fog¨ londrino. Estarei enganada, nesta comparação? Quem já esteve em Londres durante este espetáculo da natureza?
Em plena cidade do Rio de Janeiro, esta manifestação do tempo, é um espanto.
sábado, 25 de junho de 2011
Contemplando minha afilhada de 11 anos de idade, fiquei a refletir como somos, fisicamente, várias pessoas, ao longo da vida. As mudanças que se operam no nosso corpo, nos transformam, quase, por completo.
Olho para esta menina, que eu adoro. Alta, vaidosa, uma menina moça, com outra fisionomia. Não reconheço em seus traços a mesma criança de há bem pouco tempo. E, quantas vezes mais ela irá se modificar. Somando, assim, em uma só, muitas faces.
Esta reflexão sempre me entristece, pois mesmo sabendo que é inevitável, não posso deixar de lamentar o que o tempo e os anos fazem com a gente. Mas, há que se conformar e aceitar, procurando valorizar o presente, sem pensar no que fomos e o que, ainda, seremos.
sábado, 18 de junho de 2011
Desculpem voltar ao tema ¨Leitura¨, mas ainda é um dos poucos prazeres que tenho na vida. Adoro ler um bom livro. Como falar do imenso prazer da leitura? Agradável sensação de passar a vivenciar uma estória, imaginando a figura fisica dos personagens e suas emoções. Na nossa imaginação, eles passam a ter vida própria, nos parecendo reais. E, assim nos transportamos para lugares distantes, onde se desenrola a trama ( no momento, estou passeando pela Irlanda).
Muito envolvente o livro que estou lendo ¨Retrato Mortal¨, de Nora Roberts (ou J.D.Robb). Mais um livro da série Mortal. Um excelente livro!
sábado, 11 de junho de 2011
Há uma tendência em banalizar e vulgarizar tudo, numa inversão de valores preocupante. No ensino, ocorre o mesmo.
Moro vizinha a uma escola, de ensino primário. São crianças iniciando o aprendizado. Ouço repetir a palavra ¨tia, o dia inteiro. Não só pelos alunos como pelas próprias professoras, as coordenadoras e toda equipe de apoio escolar. Definitivamente, foi excluida , do vocabulário, a palavra professora.
Lembro-me que, no passado, o professor era denominado Mestre. Agora, o ensino está nas mãos das ¨tias¨. Lamentável!
sexta-feira, 3 de junho de 2011
Paul McCartney fez dois shows aqui, no Rio de Janeiro, se apresentando um estádio, com ingressos esgotados, antecipadamente. E, lá estavam várias gerações. Os que, como eu, curtiram os Beatles e esta nova geração, que nasceu muito tempo depois.
Este ex-Beatle foi tudo que restou do famoso quarteto. E, se firmou na carreira solo, com seu repertório de belas canções, por ele compostas, como ¨Yesterday, ¨Hey Jude¨e outras.
Meu sobrinho e a namorada, ambos com 25 anos de idade, estavam lá, assim como tantos outros jovens, fazendo coro com um cantor que eu apreciava quando também era jovem.
terça-feira, 31 de maio de 2011
Me peguei refletindo sobre isto, ao ler uma frase, que me impressionou bastante:
¨Não faça da vida um rascunho, pois talvez não dê tempo de passar a limpo¨ .
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Ser jovem é maravilhoso! A juventude é um pequeno tesouro que possuímos num curto tempo de nossas vidas e só o valorizamos quando não temos mais.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Gostava de música clássica, citando sempre as óperas ¨La Traviata¨ e ¨Carmem¨(de Bizet). Torcia pelo Futebol Clube do Porto.
Orgulhava-se dos netos, que também o amavam e estão inconformados com sua partida. Ele, após uma grave doença, nos deixou ontem. Jamais as reuniões familiares serão as mesmas sem sua alegria. Tudo mudou. Que falta ele nos faz!
quarta-feira, 18 de maio de 2011
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Nesta hora, pára tudo. A vida pára, pois passamos a viver só em função da pessoa doente.
Momentos de reflexão, que nos fazem pensar mil coisas, ao mesmo tempo. Apenas um pensamento prevalece. O óbvio. Nada é mais importante do que ter saúde. As chances de se tentar ser feliz, só serão possíveis se estivermos saudáveis.
Parece frase feita e já muito repetida mas, na realidade , de verdade, a verdadeira felicidade está em se viver com saúde.
Abraços
Paloma
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Na semana passada vimos estampado nas primeiras páginas de todos os jornais do mundo,fotos mostrando toda a magia de um casamento real, com principes, princesas e rainhas. Parecendo,o desfecho do conto de fadas ¨Cinderela¨. Um colírio para nossos olhos e um balsamo para nossa mente. Achei lindo. Adorei toda aquela fantasia e tudo ao seu redor. Em fim, alguma coisa boa acontecendo, no mundo.
Agora, logo em seguida, nos deparamos com essas fotos horríveis do louco fanático Bin Laden,morto, e todo aquele cenário igualmente horroroso a sua volta.
Meu Deus, que coisas tão diferentes, na mesma época. Que mundo é este?
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Os problemas persistem, mas atenuados. De um lado um peso imenso, do outro, a certeza de que existe algo que faz toda a diferença e, assim sendo, nos ajudará a enfrentar a tormenta.
terça-feira, 26 de abril de 2011
Está fazendo um ano que eu iniciei meus passeios, pela Internet. Esta imensa e fantástica fonte de informação e entretenimento.
Não sei se me farei entender, na forma de me expressar. Mas, o que mais tem me impressionado é a possibilidade e facilidade de acompanhar a ascensão de determinadas carreiras artísticas e as transformações físicas desses mesmos artistas, com o passar do tempo. É impressionante!!!
Sei, é o mesmo que acontece com todos nós, mas a Internet nos permite ver essas mudanças, com detalhes. Fisicamente é como se fossemos dando lugar a outras pessoas diferentes, se sucedendo no nosso corpo. Assim é, desde que nascemos. Tanto que, as vezes, mal reconhecemos a mesma pessoa em diversas fotos, ao longo da vida.
Tudo se transforma. No entanto, na gente, só uma coisa não muda: O OLHAR. O mesmo jeito de olhar, nos acompanha até o fim.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
segunda-feira, 4 de abril de 2011
sexta-feira, 1 de abril de 2011
sexta-feira, 18 de março de 2011
Desculpem voltar ao tema, mas estou empolgada e ansiosa com a chegada do presidente Barack Obama, ao Rio de Janeiro. Já está tudo pronto para o discurso(¨O Discurso do Rei¨), que ele fará na Cinelândia, em frente ao Teatro Municipal e a uma quadra do Consulado Americano. Acredito neste homem e em suas boas intenções, um mensageiro da paz, embora sabendo que ¨uma andorinha só, não faz verão¨. Peço a Deus que sua passagem por aqui, transcorra de modo pacífico e com sucesso. Que seja bem recebido por todos.
quinta-feira, 10 de março de 2011
sábado, 5 de março de 2011
Cresci, admirando os americanos. Estudei num colégio vizinho a Embaixada dos Estados Unidos(atualmente Consulado Americano), onde exibiam interessantes documentários, no auditório da Embaixada. Numa crescente admiração, comecei a tomar conhecimento de tudo que se referia aos Estados Unidos, poderoso, soberano, no topo do mundo.
Sempre que um artista faz sucesso, logo sai de seu país de origem, emigrando para os Estados Unidos. Este é o sonho de todos eles.
terça-feira, 1 de março de 2011
domingo, 27 de fevereiro de 2011
É comum ouvir dizer: o pôr do sol em tal lugar é mais brilhante. O azul do céu em determinado lugar é mais azul e assim por diante.
A natureza se apresenta por igual, em toda parte do mundo, guardando apenas as devidas localizações e diferenças climáticas. Somente o que muda é o nosso momento, como nos sentimos para apreciar e dar valor aos diversos presentes que a natureza nos oferece, a todo instante.
Fiquei refletindo sobre esta realidade, ao ver o reflexo do sol no mar. Não adianta só olhar, sem ver e, para tanto, é necessário curtir o momento, onde quer que estejamos.
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
conceituada, tendo sempre seu nome ligado a grandes feitos, que lhe deram prestígio. Daí, me dei conta das mulheres no comando. Pela primeira vez, no Brasil, temos uma presidente mulher.
Até mesmo no clube do Flamengo ( o de maior torcida brasileira) há, agora, uma mulher na presidência. Sem falar nas muitas mulheres que ocupam lugares de destaque, no mundo inteiro.
Há alguns anos atrás, ninguém pensaria nesta realidade.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Isto é um mal regional ou acontece o mesmo em outros lugares?
sábado, 5 de fevereiro de 2011
Este homem, foi a pessoa mais amiga, que encontrei ao longo de minha vida.
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
domingo, 30 de janeiro de 2011
guerra mundial), no Aterro do Flamengo, a cada mês, acontece a troca da guarda, num revezamento entre as Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica. Muita gente vai assistir essa mudança mensal. É uma cerimônia que vale a pena ser vista.
Pode parecer algo inexplicável ou uma bobagem qualquer, mas é assim que me sinto em relação a bandeira e os demais símbolos da pátria.
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Embora sendo o maior espetáculo da terra, conforme anunciam, penso que há um exagero em tudo que envolve os festejos. E, sendo o Carnaval em Março, desde já, este clima carnavalesco se impõe.
Desde o Natal, se respira Carnaval.
sábado, 22 de janeiro de 2011
Assim é que JULIO IGLESIAS tem uma importância imensa, para mim, pois com sua voz e canções românticas, esteve sempre presente nos melhores momentos de minha vida. O tempo todo, durante muitos anos seguidos. Hoje, ele representa uma doce lembrança de tudo que foi vivido.
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Há pessoas que se apaixonam por atores, cantores, jogadores de futebol e outros que se destacam pelo brilhantismo e sucesso que alcançam. Nestes alvos de paixão, alguns mais privilegiados pela natureza, ainda têm a seu favor o bom porte físico, charme, sensualidade e todo um fascínio que exercem sôbre as pessoas, que se encantam. Daí, surgir uma legião de apaixonados, ainda que platônicos.
Nos relacionamentos, acontece o mesmo, penso que, para nos apaixonarmos por alguém, é necessário que haja algo que nos faça admirar o outro, qualquer tipo de atração, alguma coisa especial que passamos a ver ou sentir na pessoa. Este é o começo de um gostar imenso.
A admiração, muitas vezes, talvez não passe de uma ilusão, mas que funciona como ponte para uma grande paixão.
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
O salvamento de uma mulher comoveu a todos, pois agarrada a uma corda ela lutava contra a fúria das águas, abraçada a um cachorrinho. Não dava para definir a idade da mulher,que declarou ter muitos filhos para criar, sem pai.
Depois, apareceu uma menina de 15 anos em trabalho de parto,num total despreparo até para falar. Ela,com certeza, fará um monte de filhos. E o que será dessas crianças? É o que se vê sempre.
Estes são apenas dois casos. Mas, como estes milhares de outros casos,que denunciam o verdadeiro grau de pobreza da população. Não é só a pobreza financeira, mas a pobreza cultural,
existencial, educacional e todo tipo de pobrezas possíveis e imagináveis.
Em meio a desolação, a natureza nos presenteia com os FLAMBOYANT por toda a cidade. As flores são vermelhas e amarelas. Em todos os lugares, muitas árvores com essa floração lindíssima.
sábado, 8 de janeiro de 2011
com certa timidez e inexperiência. Duas quase crianças, descobrindo sentimentos e emoções.
Muitas vezes, colegas de escola,adolescentes, trocando bilhetinhos na sala de aula, se namorando
com o olhar e andando felizes, de mãos dadas, aproveitando todos os momentos para estarem
juntos.
Hoje,passados muitos anos, lembrei-me daquele primeiro amor. Paloma, 14 anos de idade e ele
17. Um colégio, uma praça, o primeiro beijo e o primeiro amor.
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Na posse de Dilma Rousseff, presidente do Brasil, o destaque foi para a jovem mulher do vice presidente Michel Temer. No esplendor de seus 27 anos de idade, bonita, elegante, participante de concursos de beleza, formada em Direito. Ele, 70 anos de idade (do jeito que a natureza o fez),na política há muitos anos. Casaram-se há sete anos, tendo , o casal um filho de um ano e oito meses. Temer já tem três filhos do primeiro casamento e netos.
Analisando: tem como superar as diferenças entre um casal tão desproporcional? O amor tudo pode? O que leva uma jovem tão linda, com uma vida inteira pela frente, a se unir a um homem tão mais velho?
Sem preconceito, me baseio apenas no avanço da idade e nas alterações que o tempo se encarrega de fazer no corpo e hábitos das pessoas. Será o amor soberano?