sábado, 25 de junho de 2011

AS DIFERENTES FACES

Contemplando minha afilhada de 11 anos de idade, fiquei a refletir como somos, fisicamente, várias pessoas, ao longo da vida. As mudanças que se operam no nosso corpo, nos transformam, quase, por completo.
Olho para esta menina, que eu adoro. Alta, vaidosa, uma menina moça, com outra fisionomia. Não reconheço em seus traços a mesma criança de há bem pouco tempo. E, quantas vezes mais ela irá se modificar. Somando, assim, em uma só, muitas faces.
Esta reflexão sempre me entristece, pois mesmo sabendo que é inevitável, não posso deixar de lamentar o que o tempo e os anos fazem com a gente. Mas, há que se conformar e aceitar, procurando valorizar o presente, sem pensar no que fomos e o que, ainda, seremos.

sábado, 18 de junho de 2011

UM BOM LIVRO

Desculpem voltar ao tema ¨Leitura¨, mas ainda é um dos poucos prazeres que tenho na vida. Adoro ler um bom livro. Como falar do imenso prazer da leitura? Agradável sensação de passar a vivenciar uma estória, imaginando a figura fisica dos personagens e suas emoções. Na nossa imaginação, eles passam a ter vida própria, nos parecendo reais. E, assim nos transportamos para lugares distantes, onde se desenrola a trama ( no momento, estou passeando pela Irlanda).

Muito envolvente o livro que estou lendo ¨Retrato Mortal¨, de Nora Roberts (ou J.D.Robb). Mais um livro da série Mortal. Um excelente livro!

sábado, 11 de junho de 2011

PROFESSORA OU ¨TIA¨?

De onde surgiu a idéia de chamar a professora de ¨tia¨? Não sei se em Portugal ou em outros lugares do mundo também aconteceu esta mudança. Aqui, absurdamente, as professoras passaram a ser chamadas de ¨tias¨. Não consigo atinar com qual finalidade, vizando qual benefício, excluíram o título de professora. As crianças desconhecem esta palavra, a meu ver, de suma importância e até prazeirosa de pronunciar.
Há uma tendência em banalizar e vulgarizar tudo, numa inversão de valores preocupante. No ensino, ocorre o mesmo.
Moro vizinha a uma escola, de ensino primário. São crianças iniciando o aprendizado. Ouço repetir a palavra ¨tia, o dia inteiro. Não só pelos alunos como pelas próprias professoras, as coordenadoras e toda equipe de apoio escolar. Definitivamente, foi excluida , do vocabulário, a palavra professora.
Lembro-me que, no passado, o professor era denominado Mestre. Agora, o ensino está nas mãos das ¨tias¨. Lamentável!

sexta-feira, 3 de junho de 2011



MÚSICAS INESQUECÍVEIS

Quem realmente tem valor artístico, talento, sobrevive ao tempo, as mudanças musicais e aos novos estilos.
Paul McCartney fez dois shows aqui, no Rio de Janeiro, se apresentando um estádio, com ingressos esgotados, antecipadamente. E, lá estavam várias gerações. Os que, como eu, curtiram os Beatles e esta nova geração, que nasceu muito tempo depois.
Este ex-Beatle foi tudo que restou do famoso quarteto. E, se firmou na carreira solo, com seu repertório de belas canções, por ele compostas, como ¨Yesterday, ¨Hey Jude¨e outras.
Meu sobrinho e a namorada, ambos com 25 anos de idade, estavam lá, assim como tantos outros jovens, fazendo coro com um cantor que eu apreciava quando também era jovem.


Por isso, quero dizer da minha emoção e contentamento ao presenciar o eterno sucesso destas canções.